O lixo é um fato concreto, mas não precisa ser temido. Podemos resolver isso através da coleta, classificação e processamento; e ao entendermos onde e por que o lixo está chegando ao meio ambiente, para que possamos detê-lo.

 

Em novembro, eu me juntei a mais de 300 voluntários em São Paulo, no Brasil, como parte da iniciativa de limpeza #PullingOurWeight da Dow - que reúne funcionários, parceiros, clientes e organizações locais, não apenas para limpar o lixo, mas para educar “fazendo” sobre a importância do descarte adequado de resíduos e o valor da reciclagem.

 

Chegando ao nosso local de limpeza, que ficava próximo de uma bela represa, foi surpreendente ver que uma área aparentemente limpa à primeira vista estava de fato poluída com uma abundância de resíduos. Em pouco tempo, nossa equipe se uniu para limpar garrafas de plástico, bonés, canudos, latas de metal, embalagens de papel e pedaços de madeira. Nosso parceiro local, a Cooperativa Coopercaps, apoiou nossos esforços classificando os resíduos coletados que posteriormente seriam vendidos para as cadeias de reciclagem apropriadas.

Voluntários #PullingOurWeight em São Paulo | Crédito de imagens: Dow

 

Por que passar um dia limpando e separando? Porque o mundo tem um problema de lixo. Há muito desperdício e insuficientes sistemas eficazes de gerenciamento de resíduos para lidar com ele, especialmente em economias emergentes como Ásia e África. Muitos desses resíduos chegam aos rios ou ao oceano, trazidos pelas marés até as praias; ou sujando parques e áreas naturais, bem como nossas comunidades urbanas ... e uma represa de água aparentemente intocado.

 

O evento #PullingOurWeight em São Paulo representou apenas uma das 175 limpezas realizadas pela Dow nos últimos seis meses em todo o mundo. Agora, em seu segundo ano, essa iniciativa resultou em 18.000 voluntários limpando mais de 175.000 libras de lixo - ultrapassando em muito os esforços de 2018, que reuniram 5.600 voluntários da Dow e 52.500 libras de lixo em 55 ações de limpeza. Um reflexo direto da crescente preocupação da sociedade com esse problema e um desejo de ajudar nas soluções necessárias.

Ao desenvolver esse programa desde o seu lançamento em 2018, identificamos vários aprendizados importantes que nos permitiram gerar mais impacto e ajudar nossas comunidades locais a ter sucesso:

 

Valer-se dos eventos voluntários globais para aumentar a conscientização: nos últimos dois anos, a Dow aproveitou os eventos #PullingOurWeight como uma oportunidade para educar os funcionários sobre a magnitude do problema dos resíduos de plástico e as ações que eles podem executar para fazerem parte da solução. Os esforços da plataforma global permitem que os funcionários se reúnam e não apenas retribuam, mas aprendam mais sobre iniciativas que proporcionam impacto social positivo.

 

Envolver parceiros externos alinhados a um senso comum de propósito: Reunir parceiros do setor oferece a oportunidade de um diálogo mais amplo sobre questões-chave. Essas ações de limpeza não apenas envolveram os funcionários, mas iniciaram um diálogo com líderes externos - como o ex-atleta olímpico Lars Grael; e Valdemar de Oliveira Neto, diretor de negócios de impacto da Fundação AVINA, para refletir sobre a importância do envolvimento do setor privado com iniciativas para avançar na reciclagem, discutir novos modelos de negócios, novas parcerias e novas formas de pensar para resolver esta questão global premente.

 

Alinhar os esforços a um objetivo maior, inspirando os funcionários a se unirem: Demonstrar aos funcionários que seus esforços serão escalados para um objetivo maior demonstra que suas contribuições serão realizadas em uma escala maior. #PullingOurWeight faz parte do objetivo da Dow para 2025 de impactar positivamente a vida de 1 bilhão de pessoas; oferecer 600.000 horas para apoiar alunos e professores na educação em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM); e concluir 700 projetos voluntários de sustentabilidade em todo o mundo.

 

O lixo é um fato concreto, mas não precisa ser temido. Podemos resolver isso através da coleta, classificação e processamento; e ao entendermos onde e por que o lixo está chegando ao meio ambiente, para que possamos detê-lo. A Dow está globalmente comprometida com esta tarefa. No entanto, para que o mundo acabe se livrando do lixo no meio ambiente, todos devemos ajudar a fazer a nossa parte para descartar adequadamente os resíduos, praticar a reciclagem e recolher o lixo onde quer que você o veja.

Siga a gente:

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

© 2019 por DeX Studio

Apoio: Rede Sul